sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Semana de Estudos 2011 POLI-Bentinho - Atualizações

Olá pessoal, um post rápido.

Hoje tivemos a primeira reunião com o primeiro time, a linha de frente do Projeto de Física+Língua Portuguesa da Semana de Estudos 2011 (Unidade 3).

Tiramos até uma foto com (quase) toda galera, fora os que tiveram que sair correndo pra pegar ônibus.

Êta povo animado!

Enfim, foi bom pra quem não se conhecia (direito) ficar se conhecendo e já deu pra perceber que a galera tá animada, alguns até demais.

Isso é ótimo.

Sei que apenas 20min não dá pra deixar tudo claro, mas pelo menos todo mundo já tem uma ideia geral de como vai rolar o projeto.

Seguem os links dos documentos:

Resumo e Participantes

Roteiro de Trabalho

Ah, pessoal da Unidade 2, precisamos fazer uma reunião também, como eu só estou na Unidade 2 de segunda, gostaria de saber se podemos fazer a reunião após a sexta aula (em um segunda mesmo) ou se alguém tem outra ideia.

Atenciosamente,

ps - Ah, o pessoal (Unidade 3) que me deu o nome pra possíveis participantes, vou programar uma reunião com vocês também.

domingo, 14 de agosto de 2011

Avaliação Mensal 3° Bimestre 2011

Física - 3ºBimestre 2011 - Avaliação Mensal
para acessar este documento no GoogleDocs clique:



Alunos, leiam este documento com muita atenção. Ele contém as atividades em grupo para todos os 3 anos. Garantam que estão lendo e realizando a atividade referente ao seu ano. Sigam as instruções e procurem-me para tirar dúvidas.

Regras gerais:
1 - O aluno faltoso que participou da confecção do trabalho perde 2,0 pontos sobre a nota do trabalho.
2 - Está terminantemente proibida a utilização de material de outros grupos para confeccionar/apresentar o trabalho. A falta de material pode resultar em desconto na nota ou até o cancelamento da apresentação do grupo ficando com nota ZERO.
3 - As apresentações tem que ter um tempo de duração máximo de 5min.

1ºAno (em grupos de 3 a 6 alunos)
Vetores e Dinâmica

Fazer apenas um sistema baseado em uma das três figuras a seguir:
  1. p.127 ex.R7
  2. p.127 ex.R8
  3. p.129 ex.R12
O experimento deverá ser montado com materiais sólidos (madeira, plástico, isopor, sucata, Lego, fios etc.) seguindo o modelo escolhido. Além disso terão de ser desenhados e recortados vetores representando todas as forças aplicadas em cada bloco do sistema, sendo que para cada newton de força o vetor deve ter 2cm.


O sistema deve ser apresentado em sala na data marcada. Cada grupo deve trazer uma folha com nome, número e turma de todos os integrantes com um projeto do sistema apresentado. O sistema pode ser guardado pelo grupo para ser apresentado na semana de estudos.



Critérios de Avaliação:
1 – Presença (afeta nota individual do integrante)
2 – Preparação / Segurança do que se vai apresentar
3 – Funcionamento do sistema
4 – Conteúdo da folha entregue
5 – Criatividade do grupo



2ºAno (em grupos de 3 a 6 alunos)
Termodinâmica

Fazer apenas um dos experimentos propostos a seguir:
  1. Bazuca Cheirosa
  2. Canhão de Batata

Para saber como fazer acessem o material de referência abaixo. Como a Bazuca Cheirosa é muito mais fácil e barata de fazer que o Canhão de Batata, só valerá até nota 8, a não ser que o grupo incremente o experimento com uma boa dose de criatividade.

O experimento deve ser apresentado em sala na data marcada. Cada grupo deve trazer uma folha com nome, número e turma de todos os integrantes com um projeto do experimento desenhado e explicados, incluindo material utilizado. O sistema pode ser guardado pelo grupo para ser apresentado na semana de estudos.

Critérios de Avaliação:
1 – Presença (afeta nota individual do integrante)
2 – Preparação / Segurança do que se vai apresentar
3 – Funcioamento do experimento
4 – Conteúdo da folha entregue
5 – Criatividade do grupo



Material de Referência:



3ºAno (Individual)
Eletrodinâmica

1. Preencher a tabela a seguir com os eletrodomésticos de sua casa como o exemplo:
(copiar a tabela a seguir, apagar os dados em azul, preencher digitalmente e imprimir)

Nome do
Eletrodoméstico
Q: QuantidadeP: Potência
(em watt)
T: Tempo de uso por dia (em horas)Energia = Q.P.T
(em watt.hora)
Lâmpadas104083200
Geladeira120001224.000
Televisão3.........
Computador1.........
...
Total (w.h)50.700
Total mês (kW.h) - totalx30/10001521



Obs.1. adicione quantas linhas forem necessárias. recomendo a utilização do excel/planilha segue o link para os interessados:


Obs.2. lembre-se que a geladeira não fica ligada 24h por dia. para dúvidas, converse comigo.

Obs.3. coloque na mesma linha apenas eletrodomésticos que tem a mesma potência, ou seja, você pode ter 2 computadores de potências diferentes, então coloque, por exemplo: computador 1: 300W numa linha, computador 2: 250W na outra linda. Isso também vale para tempos de uso diferente, mesmo se a potência for a mesma.

2. Anexar à folha da tabela uma fotocópia da Conta de Energia Elétrica de sua casa.

3. Fazer a comparação entre o valor obtido na tabela e o valor médio do consumo mensal.

4. Destacar na tabela os eletrodomésticos responsáveis pelo maior gasto e propor soluções para diminuir o gasto de energia com eles.

O trabalho deve ser entregue na data marcada pelo professor contendo com nome, número e turma.

Critérios de Avaliação:
O cumprimento apropriado de cada um dos 4 itens acima.

domingo, 7 de agosto de 2011

ΔΦ Ago01 - Cinemática - Um chapéu à deriva

1º DELTA Fi - Desafios da Fíica

      Olá! Como prometido, aí vai o primeiro ΔΦ de 2011. Como ainda precisa ser testado, para saber se vai valer a pena, se vai dar tudo certo, vou postar apenas 1 desafio, que vale para TODOS os anos. Conforme o sucesso deste desafio, passarei a seguir a regra original de fazer um desafio para cada ano.

***

ΔΦ Ago01 - Cinemática - Um chapéu à deriva

      Uma moça e um rapaz passeavam de barco em um rio, quando um golpe de vento fez o chapéu da moça cair na água. Sem perceber o rapaz continuou remando, no sentido da correnteza, afastando-se do chapéu que flutuava. Ao notar, o rapaz inverteu imediatamente seu movimento para voltar até o chapéu. Sabendo que a correnteza era de 10m/s, que o rapaz remava sempre à 1m/s, e que tinham se movimentado 30m desde que o chapéu havia caído, quanto vale o intervalo de tempo total (em minutos) para reaver o chapéu, desde o instante em que caiu? (175 caracteres - sem espaços)

***

Obs.1. Para contar os caracteres, faça a solução no WORD (ou programa similar) e escolha a opção > ferramentas > contar palavras, e leia as informações que abrem em uma janela.

Obs.2. Qualquer problema encontrado na elaboração do desafio, comunicar-me por favor. Mas ele já foi resolvido por mim, e há poucas chances de haver duas soluções ou erros.

Semana de Estudos 2011 POLI-Bentinho - Ideias/Sugestões/Projetos

Colégio Poli-Técnico Bento Quirino
Semana de Estudos 2011
Prof. José Raphael Daher
Projetos de Física

Mecânica - 1IFA - Grupo do Augusto, Igor, Guilherme, Felipe e Lucas (grupo fechado)


Kinemática - Física+Cinema - grupo responsável por fazer uma apresentação sobre a história do cinema e sua relação com a física, luz, som, movimento (quadros por segundo - stop motion). Película (preto e branco e colorida), formatos tela (tv/cinema/180º/360º), resolução, formatos digitais, HD e 3D. (recrutando)


PodCast Bento - Física+Radio - grupo responsável por fazer uma apresentação sobre a história do rádio e a sua relação com a física, som, ondas eletromagnéticas, as primeiras transmissões, seu uso civil e militar, sua importância cultural ao longo da história, as tradições familiares, a influência para os adolescentes, sua atual decadência, os podecasts (rádio onlies/on demand). (recrutando)


Apresentação do Vídeo Cotidiano e Meio Ambiente (Já terminado)


Cobertura da Semana de Estudos - “Babel Fish” Produções (Prof. José Raphael, Matheus Paixão e Samuel Chenatti - recrutando)


O projeto consiste em fazer cobertura completa da semana de estudos da unidade 3 para registro e divulgação.
  1. Filmar/fotografar os projetos de cada grupo
  2. Fazer entrevistas com alunos, pais, funcionários, professores, coordenação, direção e visitantes
  3. Editar reportagens diárias
  4. Alimentar o blog com o video, textos e fotos (podcast também, se ouver participantes).
  5. O blog vai unir todas as informações da semana de estudos, incluindo os projetos Kinemática e PodCast Bento, proporcionando uma visita virtual a todo os trabalhos, especialmente estes dois últimos.
Estou recrutanto participantes para as seguintes funções:
Blog:
  • 2 Webdesigners
  • 2 Redatores
  • 2 Revisores
Cobertura (Vídeo+Radio)
  • 2 Reporteres (Paixão(?) e...)
  • 2 Apresentadores
  • 2 Roteiristas (Samuel(?) e …)
  • 2 Figurinistas
Apresentações (Kinemática+PodCast)
  • 4 Apresentadores
  • 5: Equipe de Suporte - para montar e desmontar a sala, e ajudar em tudo que for necessário, ficar sempre de prontidão
Material Necessário
  • Camiseta do projeto
  • Blocos de papel (reciclado de preferência)
  • 10 Lápis (ECO de preferência)
  • 10 Canetas
  • 5 DVD-R
  • 1 computador (com som) e Internet (para PodCast)
  • 20 Impressões A3 para apresentações
  • 10 Carteiras
  • 1 Data-show + Tela
  • 1 computador (com som) ligado ao data-show
  • 8 TNTs (já temos alguns, que usamos em 2010)
  • Letras de EVA (já temos algumas, que usamos em 2010)
  • 2 MP3/4 - Player com capacidade para gravação de voz/áudio (verificar com alunos interessados no projeto PodCast, para ver já possuem)
Por favor, interessados, leiam os projetos com atenção e entrem com sugestões. Qualquer outro material que julguem necessário, favor me comunicar, deixando um comentário.
Grato,