segunda-feira, 31 de outubro de 2011

1º Ano - Aula Virtual - 4.13 - Exercícios

Vamos fazer alguns exercícios sobre Conservação da Quantidade de Movimento

Observe as imagens abaixo:

Figura 1 (Pêndulo de Newton)


Figura 2


Figura 3

Figura 4

Figura 5


Agora acesse AQUI o formulário para fazer uma atividade.

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Conteúdo Adicional

Vídeo 1

2º Ano - Aula Virtual - 4.13 - Frentes de Onda e Ondas Periódicas

Bom dia!

Primeiros vamos entender um pouco sobre o conceito de:

Frentes de Onda

Figura 1

Figura 2

Figura 3

Clique em Applet - Interferência de Ondas para acessar um pequeno programa em JAVA.


Ondas Periódicas

Figura 4 (Exemplos de ondas periódicas de frequências/comprimentos de onda diferentes)

Figura 5 (Timbres de cada Instrumento)

Note que para cada tipo de som, o FORMATO da onda muda, dando um outro timbre. Por isso que a mesma NOTA (frequência) em dois instrumentos diferentes, tem sonoridades diferentes.

Ex. É fácil notar a diferença na nota DÓ no piano e da nota DÓ em uma flauta, apesar da frequência da vibração ser a mesma, o som chega aos nossos ouvidos com um formato diferente, permitindo que distinguamos a diferença entre um instrumento e outro.

Formulação Matemática

As grandezas aqui envolvidas são praticamente as mesmas do Movimento Circular, com a inclusão do lambda, que é o comprimento de onda.

T = 1/ f

e


Também podemos utilizar outras fórmulas da cinemática e do movimento uniforme, já que uma onda periódica tem uma velocidade constante.

 

e

S = So + Vt

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3º Ano - Aula Virtual - 4.7 - Exercícios

Olá! Bom dia...

Aprofundamos mais um pouco no nosso estudo de campo magnético.

Regra da Mão Direita para Campos Gerados por Fios Retilíneos

 
Figura 1

 
Figura 2

 
Figura 3

(Estas três figuras representam a regra da mão direita em posições diferentes, mas a regra é a mesma)

Fórmula do Campo de Fio Retilíneo

Fórmula 1 (Onde d é a distância - ou o o raio r)

Regra da Mão Direita também funciona para Espiras Magnéticas

Figura 4                                   Figura 5

(Nestas figuras vemos como se aplica a regra acima para uma espira, e como é o campo dentro e fora da espira)

Outra Regra para Determinar Campo de uma Espira

Figura 6

Note que a Imagem forma um S, de SUL, então o campo está sendo visto por trás, ou seja, está entrando no plano do monitor

Figura 7

Note que a Imagem forma um N, de NORTE, então o campo está sendo visto pela frente, ou seja, está saindo do plano do monitor

Fórmula do Campo de Espira Magnética

Fórmula 2 (Onde R é o Raio da espira)

Regra da Mão direita para Campo Magnético de Solenóide

Figura 8

Para determinar direção e sentido do campo neste caso, agarre o solenóide com a mão direita - como se fosse o cabo de uma espada, com os dedos seguindo o sentido da corrente, o polegar estendido indicará o campo magnético

Fórmula do Campo de Solenóide

Fórmula 3 (Onde n é o número de espiras associadas e l é o tamanho do solenóide)

Um exemplo de Força Magnética

Assista o vídeo abaixo e veja como funciona um minimotor eletrico, impulsionado pela força exercida por um campo magnético.

(Os materiais mostrados no vídeo são: Pilha comum, ímã pequeno em formato de moeda, um parafuso de cabeça chata ou prego, fio de cobre com pontas desencapadas e um pedaço de metal só para visualizar o giro)

Figura 9 (exemplo clássico de motor elétrico)

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Dado:

Para estudo: acesse o LINK para estudar com exercícios conceituais de campo magnético e, se você entende bem inglês, veja a série Entendendo o Magnetismo, da Discovery.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

[Unidade3] - Semana de Estudos - 2011 - Projeto de Física + Português


Pessoal, a Semana de Estudos está para começar, muita coisa já está encaminhada, mas certas coisas precisam ser relembradas e adicionadas. Abaixo temos os arquivos que contém toda informação disponível para um bom funcionamento da Semana. Atentem para a Organização, um documento novo que contém um resumo do principal.



Espero que estes documentos vos sejam úteis, mas para qualquer dúvida, entrem em contato comigo.

Atenciosamente,

Prof. Zé

ps - Alunos da unidade 2, só estou dependendo da planilha com os outros projetos para definir um cronograma para vossa unidade. 

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

1º Ano - Aula Virtual - 4.11 - Forças Internas e Externas

Troll Physics!

Assistam os 2 vídeos a seguir e analise atentamente as imagens!

Vídeo 1


Vídeo 2

Vídeo 3

Imagem 1

Imagem 2                                           Imagem 3

Imagem 4

Imagem 5                                      Imagem 6

Para mais imagens da Física do Troll, acesse esta APRESENTAÇÃO.

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2º Ano - Aula Virtual - 4.11 - Classificação de Ondas

Bom dia! Continuamos nosso estudo teórico sobre ondas...

Veja o vídeo e estude a teoria abaixo.

Vídeo 1

Vídeo 2


Princípios da Ondulatória

Fonte: é o que produz o pulso.

Pulso: é a perturbação causada no meio.

Meio: é o local onde se propaga a onda.

Onda: é o movimento da sequência de pulsos.

Características de uma Onda

A (ou a) é Amplitude (m)
λ (lâmbida) é Comprimento de Onda (m)

Classificação de Ondas
Quanto à Natureza da Onda

      Ondas Mecânicas: São aquelas que precisam de um meio material para se propagar.


      Ondas Eletromagnéticas: São aquelas que NÃO precisam de um meio material para se propagar.
São formadas por ondas elétricas e magnéticas que se apoiam mutuamente, eliminando a necessidade de um meio de propagação.

Quanto à Direção da Vibração

      Transversais: São aquelas cuja vibração é perpendicular ao seu movimento.

      Longitudinais: São aquelas cuja vibração é paralela ao seu movimento.


Quanto à Direção de Propagação (dimensão)

      1-D: São aquelas que se propagam em apenas uma linha (uma direção)


      2-D: São aquelas que se propagam em um plano (duas direções perpendiculares)

      3-D: São aquelas que se propagam em um volume (três direções perpendiculares, espaciais)

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quarta-feira, 12 de outubro de 2011

[3ANO] Dúvida Lista 7 ex.4


Dúvida da Aluna: Andressa S.
Zééé, estou com problema no exercício 4 da lista do 3° Ano, não estou conseguindo achar o efeito sobre o material magnético !

Resposta:
Na verdade, o efeito é mais simples do que parece. Eu quero saber como eles vão se alinhar em função das linhas de campo diferentes de cada ímã específico.


Veja esta imagem. É o exemplo clássico de limalhas de ferro se alinhando ao campo de um ímã em barra.

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Espero que tenha ajudado,

Bom feriado!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

3º Ano - Aula Virtual - 4.6 - Cálculo de Campo Magnético

Olá! Assista o vídeo abaixo:

Pessoal, como fiz este experimento meio "na pressa" não notei que havia uma regra explicada de forma contrária. Para fios condutores se usa a mão direita, em vez da esquerda.
Vou procurar outro vídeo explicativo, por enquanto, recomendo atenção e cuidado para não aprender errado, até que eu troque o vídeo.


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2º Ano - Aula Virtual - 4.10 - Introdução à Ondultória

Olá gente!

Assistam o vídeo abaixo:


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1º Ano - Aula Virtual - 4.6 - Exercícios

Olá, esta é a primeira aula virtual que realizo. Espero que tenham uma boa experiência. Para qualquer dúvida, entre em contato comigo.

Assista o vídeo abaixo:


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Correção da Prova Unificada 3ºbim 2011

Olá gente,

Seguem os links com a resolução de todas as questões das provas unificadas para os 3 anos de curso.




Os arquivos estão disponíveis também acessando pelo link ao lado:

Documentos Importantes > 2011

Se tiverem alguma dúvida, entrem em contato. Estou à disposição.
Uma ótima semana à todos!