sexta-feira, 31 de agosto de 2012

2012 - Semana 26


1ºs Anos

- Aula na Lousa Digital - Inércia
- Aula de Exercícios (apostila 3, p.5)

2ºs Anos

- Aula na Lousa Digital - 2ª Lei da Termodinâmica
- Aula de Exercícios (p. 338)

3ºs Anos

- Fontes de Campo Magnético (Aula com Experimentos)

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ATENÇÃO

Pessoal, lembrem-se que a partir da semana que vem temos:

1. Entrega da Lista de Exercícios 5
2. Apresentação do Trabalho em Grupo (1ºs Anos, 3IFA e 3NETPRM*) / Avaliações Mensais (2ºs Anos e 3MECA)

Agradeço os alunos que, mesmo tendo sido apenas hoje, me procuraram pessoalmente para que eu orientasse na confecção do trabalho.

No dia 3 de setembro, 15 dias terão passado desde o anúncio das avaliações e dos comentários que eu ouvi, 70% foram do tipo "Podemos apresentar/entregar depois?", "Não vai dar tempo", "Não temos apenas sua matéria", "Temos muita coisa para fazer", etc.

Eu já fui aluno e conheço muito bem esses comentários. Porém, da próxima vez, saibam que para se conseguir sucesso na escola, tem que se abrir mão de certas coisas. Não me respondam, não preciso saber. Mas destes que reclamaram tanto, nem que tenha sido em silêncio ou em pensamento, eu pergunto: "Como você organizou seu tempo durante os 15 dias que te dei para fazer as tarefas?".

Se a resposta foi: "É verdade, me organizei mal. Deveria ter começado antes..." etc, ótimo: isso mostra que você não apenas aceita o seu erro, como está a um passo de mudar de atitude.

Mas se sua resposta foi: "Eu realmente não tenho tempo para fazer todas estas tarefas!" etc, é mal sinal. Isso mostra que você não está sabendo escolher direito o que fazer com seu tempo e com sua vida. Ou você agendou compromissos demais (trabalho, escola, cursos, etc) - não há como abraçar o mundo! - ou não está sabendo definir prioridades e não consegue assumir.

Meu mestre de Kung-Fu costumava dizer:

"Só não tem tempo que não se organiza".

Tenham um ótimo fim de semana e espero ótimas listas e trabalhos na semana que vem!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

2º Ano - Aula 3.7 - Virtual - 2ª Lei da Termodinâmica

Bom dia, queridos alunos,

Hoje vamos estudar a lei física que permitiu construir máquinas que causaram uma verdadeira revolução no mundo, que praticamente definiu como nossa sociedade e economia são nos dias de hoje. Estou falando das Máquinas a Vapor e da Revolução Industrial.

Primeiro, vejamos o vídeo a seguir:

Vídeo 1
(Mini Máquina a Vapor)

Em teoria, uma máquina térmica, funciona de acordo com o esquema abaixo, reduzindo nosso problema a poucas variáveis:

Figura 1
(Máquina Térmica)

A 2ª Lei da Termodinâmica diz que o rendimento deste tipo de máquina térmica pode ser calculado de acordo com as fórmulas:

Q1 = ΔU + τ + Q2

mas como numa máquina deste tipo, que segue um Ciclo de Carnot, a temperatura sempre fica oscilando entre T1 e T2, podemos dizer que num processo contínuo, ΔT = 0, por consequência, ΔU = 0, então.

Q1 = τ + Q2

ou

τ = Q1 - Q2 (A)

Assim, o rendimento é calculado em função do trabalho obtido, pelo calor fornecido:

r = τ / Q1

substituindo a fórmula (A) temos:

r =  1 - [Q2 / Q1] (B)

mas, pelo Ciclo de Carnot, existe uma proporção entre os calores e as temperaturas, das fontes quentes e frias, de modo que a fórmula pode ser escrita como:

r =  1 - [T2 / T1] (C)
(2ª Lei da Termodinâmica)


Ciclo de Carnot

Applet

Observe e estude as imagens:

Figura 2
(Esquema de uma Máquina em Ciclo Fechado de Carnot)

Figura 3
(Gráfico do Ciclo de Carnot)

1º Ano - Aula 3.7 - Virtual - Inércia

Bom dia, queridos alunos.

Hoje nos vamos fazer um leve estudo sobre um "Pecado Capital" cometido pela Natureza: a Preguiça. Sim, a Natureza também é preguiçosa, assim como nós somos às vezes, mas a preguiça na Física pode ser um pouco diferente do que nós estamos habituados. Vejamos o vídeo a seguir:

Vídeo 1
(Eureka! - Episódio 1 - Inércia)

1ª Lei de Newton
Princípio da Inércia

"Um corpo tende a manter seu estado de movimento; se está em repouso, tende a permanecer em repouso, se está em movimento, tende a permanecer em movimento."

Leia as Tirinhas em Quadrinhos a seguir:

Figura 1
(Tirinha de Física, por Francisco Caruso)

Figura 2
(Tirinha de Física, por Francisco Caruso)

Figura 3
(Garfield, Jim Davis)

E observe as imagens a seguir:

Figura 4
(O cavalo freia e o cavaleiro prossegue em movimento)

Figura 5
(Os cavalos freiam, a carruagem para e o cocheiro prossegue em movimento)

Figura 6
(Tradução - Inércia, Definição: Ficar em movimento até que haja ação de uma força externa)

domingo, 26 de agosto de 2012

2012 - 3BIM - Av. Mensal Projeto em Grupo para a Semana de Estudos - Critérios de Avaliação

3º Bimestre - Avaliação Mensal
Trabalho em Grupo para a Semana de Estudos
Critérios de Avaliação

  1. (2pts) Presença do Aluno
    1. o integrante faltoso perde 2 pontos.
  2. (2pts) Ter feito a introdução requisitada.
    1. a orientação do trabalho sempre é iniciada com uma pesquisa de dados gerais/curiosos sobre o tema, isto deve abrir a apresentação.
  3. (2pts) Ter seguido TODAS as questões.
    1. cada grupo tem um número de perguntas a responder, cada uma vale uma parte do total de 2 pontos.
  4. (2pts) Trazer o trabalho já no formato final.
    1. o trabalho já deve ser apresentado no formato que será apresentado na semana de estudos, seja ele um seminário, apresentação em data-show, vídeo, teatro, maquete, cartazes etc.
  5. (2pts) Tempo 5~10min.
    1. a apresentação deve ser realizada dentro deste prazo ou haverá desconto na nota do grupo.

DICAS

Tenham sempre um plano B. Se por acaso a mídia na qual trouxerem a apresentação falhar, tenham um backup em outra mídia, ou mesmo na internet. Mais integrantes do grupo devem ter o trabalho, mesmo que seja apenas um filme do mesmo.

OBS.

O trabalho deve ser apresentado EM SALA na data marcada, caso isso não acontece, independente do motivo, o grupo tem até uma semana para entregar a apresentação gravada em vídeo (CD, DVD, YouTube ou enviada pelo e-mail) e a pontuação máxima, será 7,0. Após uma semana a avaliação não será mais recebida pelo professor em nenhum tipo de mídia.



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Se você ainda não conhece as orientações para seu trabalho, acesse:
http://polibentinhofisica.blogspot.com.br/2012/08/projetos-semana-de-estudos-2012-2-etapa.html

ps - Este post não é válido para as turmas: 3ºMECA, 2ºNET e 2º IFA.

Lista de Exercícios 5

Boa tarde!

Seguem as listas de exercício divididas por ano:

1º Ano


Nível
Lista de Exercícios 5: a ser entregue junto à avaliação mensal.
B
3A1, 4A2, 4A4, 4T1, 4T2, 7A1, 8T2, 13A1, 15A2, 16A4, 17T6, 18T10, 19T11 e 19T14.
I
4A3, AT3, 5T6, 5T7, 5T9, 5T11, 7A2, 8T1, 8T3, 9T7, 9T8, 9D10, 10D11, 10D14, 10D15, 13A2, 15A1, 16A4, 16T1, 16T2, 16T3, 18T8, 18T9 e 19T12.
A
4T4, 5T5, 5T8, 5T10, 7A3, 8T4, 8T5, 9T6, 9D9, 10D12, 10D13, 13A3, 15A3, 17T4, 17T5, 17T7, 19T13, 20D15 e 20D16.


2º Ano


Lista de Exercícios 5: a ser entregue uma aula antes da avaliação bimestral.
Nível
Capítulo 21Capítulo 23
B
A6, A9, V6, V8, V10, R8, R9A1, A4, V1, V4, A11, A14, V15, A26, A27, A28, V27, V28
I
A5, A7, V7, V11, R5, R6A2, A5, V2, V5, R2, R3, A12, A15, V12, V13, V16, R11, R13, V29, V30, R27, R28
A
A8, A10, V9, R7A3, V3, R1, R4, R5, A13, V11, V14, R12, R14, R15, A29, A30, V31, R25, R26, R29
Obs.: os exercícios das págs. 325 e 326, 331 a 335 são extras. Podem ser feitos à parte, para tirar dúvidas em aula.

3º Ano

Lista de Exercícios 5: a ser entregue uma junto à avaliação mensal.
Nível
Capítulo 45
B
A1, V1, V2, R1, R8, R9, A10, V10, V11, A18, V18 e V19.
I
A2, A3, V3, V4, R2, A5, A6, V6, V7, R5, A9, R10, A16, A19 e V17.
A
A4, V5, R3, R4, A7, A8, V8, V9, R6, R7, A11, V12, R11, R12,  A17, V20, R18, R19, R20 e R21.


Instruções:

MODELO para as Listas de Exercícios: Folha pautada, sem rebarbas e com as folhas já grampeadas caso necessário.
Cabeçalho: Lista de Exercícios “X” / Nome / Turma / N° / Data Exercícios: () “RESOLUÇÃO” | Obs.: o do exercício exatamente como aparece nas tabelas de listas. Ex: (8A4) 1mi - 1,6km e 20mi - x > x = 20 . 1,6 km > x = 32km.
IMPORTANTE:
1 - A cada item fora do modelo acima, rasgos, sujeira, dobras, rasuras e caligrafia ruim, será descontado 1 ponto do total.
2 - Exercícios de múltipla escolha têm que apresentar justificativa/contas além da alternativa escolhida, ou serão anulados.
3 - Listas/Atividades/Tarefas atrasadas: Valor máximo: 7,0 (se o aluno não apresentar atestado/justificativa de pais/responsáveis) e Prazo máximo: 1 semana de atraso. O mesmo vale para Faltas em Avaliações Mensais/Bimestrais.

2012 - Semana 25


1ºs Anos

- Aula na Lousa Digital - Movimento de Projéteis
- Aula de Exercícios (apostila 2, págs. 13 e 15 - apenas 1MEDE e F)

2ºs Anos

- Aula de Exercícios (págs. 295,  307 e 310)
- 1ª Lei da Termodinâmica (apenas 2NET)

3ºs Anos

- Aula de Exercícios

terça-feira, 21 de agosto de 2012

1º Ano - Aula 3.5 - Virtual - Movimento de Projéteis

Bom dia, queridos alunos...

Hoje nós vamos jogar Angry Birds (clique no nome do jogo para acessar)!

Mas é lógico que não é só para brincar, temos a atividade a seguir para realizar:

Imagens com explicações teóricas:

Figura 1
(decomposição do movimento)

Figura 2
(diferença entre os movimentos X e Y)

Atividade 2 - Individual ou em Duplas

Realize os exercícios abaixo, respondendo-os através de um comentário neste post. Lembre-se de colocar TURMA, NOMEs e Nºs.

Utilizando apenas o RED BIRD, use o jogo para testar os lançamentos e responda a atividade como quiser; usando a criatividade, criando seus próprios parâmetros, unidades e explicando com suas palavras.

1) Faça o pássaro atingir a altura máxima (h máx) possível. (descreva como fez)
       R: Estende-se a borracha do estilingue ao máximo e aproxima-se o máximo possível da vertical. Na realidade, poderia ser feito diferente e o pássaro alcançaria o hmáx viajando exatamente na vertical e chegaria na altitude máxima permitida pela força do estilingue.

Figura 3
(altura máxima)

2) Faça o pássaro atingir o alcance (horizontal) máximo (A máx) possível. (descreva como fez)
       R: Estende-se a borracha do estilingue ao máximo e busca-se a inclinação de 45º. Assim o pássaro alcançará a maior distância possível.

Figura 4
(alcance máximo)

3) Até onde alcança se for lançado na vertical?
       R: Tomando como unidade de medida o tamanho do pássaro, podemos afirmar que ele alcança no máximo 4 pássaros (contanto a partir do chão), pois puxando-se na vertical (90º) a borracha é bloqueada pela união dos braços do estilingue.

4) Até onde alcança se for lançado na horizontal?
       R: Tomando a mesma unidade do exercício 3, podemos afirmar que ele alcança entre 8 a 10 pássaros de distância, já que, por a inclinação ser zero (0º) assim que o pássaro deixa o estilingue ele já começa a cair.

5) Do que depende o h máx?
       R: Depende da velocidade inicial de lançamento (ao quadrado), do seno (ao quadrado) do ângulo de lançamento e do inverso do dobro da gravidade do planeta em questão. Para 90º fica: hmáx = Vo² / 2g (já que o sen²90º = 1).

6) Do que depende o A máx?

       R: Depende da velocidade inicial de lançamento (ao quadrado), do seno do dobro do ângulo de lançamento e do inverso da gravidade do planeta em questão. Para 45º fica: Amáx = Vo² / g (já que o sen2.45º = sen90º = 1)


O período para realização da atividade terminou. Agradeço a todos os participantes.

domingo, 19 de agosto de 2012

2012 - Semana 24


1ºs Anos

- Aula na Lousa Digital - Composição de Movimentos
- Aula de Exercícios (apostila 2, págs. 3, 4, 7 e 8)

2ºs Anos

- Aula de Exercícios (págs. 295,  307 e 310)
- Aula na Lousa Digital - Trabalho em Transformações Gasosas - Atividade 2 (para casa, online)

3ºs Anos

- Aula na Lousa Digital - Força de Lorentz - Atividade 2 (para casa, online)

domingo, 12 de agosto de 2012

Projetos Semana de Estudos 2012 - 2ª Etapa (3ºBim)

Clique no link abaixo para visualizar as orientações do professor para a segunda etapa do projeto da semana de estudos.

Orientação de Projetos

3º Ano - Aula 3.2 - Virtual - Ímãs, Cargas Elétricas e Interações

Bom dia, meus queridos alunos.

Hoje usaremos um applet de Física para entender melhor como o magnetismo e a eletricidade se relacionam, através do efeito do campo magnético sobre uma corrente elétrica.

Estudem a figura 1, abaixo.

Figura 1

Após ter entendido bem as instruções, acessem o programa:


E apliquem a Regra da Mão esquerda para determinar direção e sentido da Força Magnética nos dois casos possíveis no programa.

Figura 2
(Força sobre um Fio com Corrente Elétrica)

Figura 3
(Força sobre uma Carga Elétrica em Movimento)

Obs. Note que as regras são iguais, isto porque uma corrente elétrica nada mais é do que várias cargas elétricas em movimento por um fio de comprimento determinado.


Atividade 2 - Individual ou em Duplas

Realize os exercícios abaixo, respondendo-os através de um comentário neste post. Lembre-se de colocar TURMA, NOMEs e Nºs.

1) Ex. A5   p. 633
       R: a) b) c) d) e)
2) Ex. A16 p. 641
       R: a) b) c) d)x

Obs. Para dar suas respostas, copie e cole os símbolos a seguir na caixa de comentários:

Vertical para Cima          :
Vertical para Baixo         :
Horizontal para Direita    :
Horizontal para Esquerda:
Entrando na Folha           : x
Saindo da Folha              :

O período para realização da atividade terminou. Agradeço a todos que participaram.

2º Ano - Aula 3.4 - Virtual - Trabalho em Transformações Gasosas

Olá, meus queridos alunos... Hoje trabalharemos com um Applet de Física para entender como os Gases Comprimidos realizam trabalho, ou seja, como transformam energia mecânica em calor e vice-versa.

Figura 1

Siga as instruções da figura 1 ao utilizar o programa:

Processos Especiais de um Gás Ideal

Atividade 2 - Individual ou em Duplas

Realize os exercícios abaixo, respondendo-os através de um comentário neste post. Lembre-se de colocar TURMA, NOMEs e Nºs.

Usando o applet acima, responda as seguintes perguntas:

1) Ex. A5 p. 316
       R: V = 5L
2) Ex. A6 p. 316
       R: V = 4,5L
3) Ex. A8 p. 317
       R: T = 1500K

Para colocar os dados, escolha o processo correto, digite os valores nas caixas à direita, utilizando os valores dados no enunciado (pressão/volume/temperatura) e marque a grandeza com um (o) que você está procurando. Clique em Estado Inicial, depois IniciarO resultado vai aparecer em um cinza bem claro, na caixa da grandeza que você marcou. Esta é sua resposta.

O período para a realização da atividade terminou. Agradeço a todos que participaram.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

2012 - Semana 23

1ºs Anos

- Aula na Quadra: Vetores
- Grandezas Vetoriais: conceito, simbologia e cálculos

2ºs Anos

- Aula na Quadra: Estados da Matéria (Sólido, Líquido e Gasoso)
- Dinâmica: Transmissão de Calor (Condução, Convecção e Irradiação)

3ºs Anos

- Magnetismo: Atividade 1 (2º semestre). Fórmula da Força e Características dos Ímãs

domingo, 5 de agosto de 2012

Início do Segundo Semestre de 2012

Bom dia, queridos alunos.

Antigos, novos e os que voltam a ser meus alunos.

Quero desejar um feliz retorno às aulas.

Espero que despertem cada vez mais esta luz que existe dentro de vocês e que encontrem ainda mais energia para canalizar nos estudos.

Estou aqui para ser um de seus guias nesta jornada, contem comigo para o que precisarem.