segunda-feira, 13 de maio de 2013

2013 2BIM - Instruções do Trabalho em Grupo - Avaliação Mensal

Bom dia, queridos alunos!
Abaixo seguem as instruções dos trabalhos (Avaliação Mensal) que serão feitos em grupo para o 2º Bimestre.

2013 - Física - 1ºAno - 2ºBimestre - Avaliação Mensal
Cinemática do Corpo Humano


Neste bimestre temos como tema o Corpo Humano, por isso, aplicaremos nossos conhecimentos de Física competentes ao 2º bimestre para realizar um trabalho no qual se aplica a cinemática ao estudo das faculdades do nosso tão complexo organismo.
O bimestre se divide em 3 grandes conteúdos:
  1. Funções Horárias
  2. Gráficos
  3. Gravidade


E desta vez, cada grupo fara um trabalho diferente e os temas a serem distribuídos são:
  • Sistema Circulatório
  • Sistema Digestório (Digestão)
  • Sistema Endócrino (Hormônios)
  • Sistema Excretor (Urinário)
  • Sistema Linfático


  • Sistema Muscular
  • Sistema Nervoso
  • Sistema Reprodutor
  • Sistema Respiratório
  • Sistema Sensorial (Sentidos)
  • Assim sendo, cada grupo vai ver como os conteúdos deste bimestre se aplicam ao sistema que lhes confere, seguindo o seguinte roteiro:
    1. Entregar uma pesquisa impressa de no máximo 5 páginas sobre o sistema em questão.
    2. Anexar um resumo manuscrito de no máximo 2 páginas sobre a pesquisa acima.
    3. Em uma outra folha anexa, responder às seguintes questões:
      1. Como o fator distância se aplica a este sistema? (comprimento do sistema, distâncias percorridas pelos flúidos, comprimento dos músculos, tamanho de células etc.)
      2. Como o fator tempo se aplica a este sistema? (tempo do ciclo de funcionamento do sistema, intervalo de tempo entre estímulo e reação etc.)
      3. Como o fator velocidade se aplica a este sistema? (velocidade com a qual os fluidos se movimentam no sistema, velocidade de viagem de um sinal eletroquímico etc.)
      4. Como o fator aceleração se aplica a este sistema? (quando as funções precisam aumentar sua velocidade/ritmo?)
      5. Fazer 2 ou 3 gráficos que demonstrem como o funcionamento do sistema se dá através do tempo.
      6. Como a força da gravidade afeta o sistema em questão?
    4. Preparar uma apresentação de 5min para ser feita no Data-show, com os 3 pontos mais importantes ou curiosos sobre o trabalho.

    Obs. A escolha dos temas pelos grupos e a data de entrega é agendada com o professor em sala.


    ***


    2013 - Física - 2ºAno - 2ºBimestre - Avaliação Mensal
    Equilíbrio do Corpo Humano


    Neste bimestre temos como tema o Corpo Humano, por isso, aplicaremos nossos conhecimentos de Física competentes ao 2º bimestre para realizar um trabalho no qual se aplica a Estática ao estudo das faculdades do nosso tão complexo organismo.
    O bimestre se divide em 3 grandes conteúdos:
    1. Equilíbrio de Ponto Material
    2. Momento de uma Força e Alavanca
    3. Centro de Gravidade e Equilíbrio de Corpo Extenso

    E desta vez, cada grupo fara um trabalho diferente e os temas a serem distribuídos são:
    • Tai Chi Chuan
    • Yôga (Asanas ou posturas)
    • Pilates
    • Halterofilismo
    • Equilibrismo


  • Exercícios Isométricos
  • Órgão Gravitoceptor (Sistema Vestibular)
  • Ginástica Olímpica (Poses)
  • Assim sendo, cada grupo vai ver como os conteúdos deste bimestre se aplicam ao tema que lhes confere, seguindo o seguinte roteiro:
    1. Entregar uma pesquisa impressa de no máximo 5 páginas sobre o sistema em questão.
    2. Anexar um resumo manuscrito de no máximo 2 páginas sobre a pesquisa acima.
    3. Em uma outra folha anexa, responder às seguintes questões, tendo escolhido um exemplo (uma posição do corpo específica) dentro do tema proposto:
      1. Como o conceito “Equilíbrio de Ponto Material” se aplica o tema proposto? (Quais são as condições de equilíbrio para que o corpo se mantenha em repouso? Quais são as forças que estão agindo?)
      2. Como o conceito de “Momento de uma Força e Alavança” se aplicam ao tema proposto? (Onde é o ponto de apicação da força (ou potência) ? Qual é o tamanho do “braço”? Qual é o ponto de apoio? Onde ocorre a resistência? Classifique o tipo de alavanca)
      3. Como o conceito de de “Centro de Gravidade e Equilíbrio de Corpo Extenso” se aplicam ao tema proposto? (Onde fica o centro de gravidade? Quais as condições de equilíbrio? Classifique entre equilíbrio estável e instável)
    4. Preparar uma apresentação de 5min para ser feita no Data-show, com os 3 pontos mais importantes ou curiosos sobre o trabalho.

    Obs. A escolha dos temas pelos grupos e a data de entrega é agendada com o professor em sala.



    ***


    2013 - Física - 3ºAno - 2ºBimestre - Avaliação Mensal - Eletrodinâmica do Corpo Humano

    Neste bimestre temos como tema o Corpo Humano, por isso, aplicaremos nossos conhecimentos de Física competentes ao 2º bimestre para realizar um trabalho no qual se aplica a Eletrodinâmica ao estudo das faculdades do nosso tão complexo organismo.
    O bimestre se divide em 3 grandes conteúdos:
    1. Corrente Elétrica
    2. Lei de Ohm
    3. Resistores

    E desta vez, cada grupo fara um trabalho diferente e os temas a serem distribuídos são:
    • Sistema Nervoso Central
    • Sistema Nervoso Autônomo
    • Eletrocardiograma
    • Eletroencefalograma
    • Eletromiografia

  • Efeitos de Choques Elétricos no Corpo
  • Fotografia Kirlian
  • Animais Elétricos
  • Cadeira Elétrica
  • Assim sendo, cada grupo vai ver como os conteúdos deste bimestre se aplicam ao tema que lhes confere, seguindo o seguinte roteiro:
    1. Entregar uma pesquisa impressa de no máximo 5 páginas sobre o sistema em questão.
    2. Anexar um resumo manuscrito de no máximo 2 páginas sobre a pesquisa acima.
    3. Em uma outra folha anexa, responder às seguintes questões, tendo escolhido um exemplo (uma posição do corpo específica) dentro do tema proposto:
      1. Como o conceito de Corrente Elétrica se aplica ao tema do trabalho? (Quais são os valores de corrente? Quanto de carga está envolvida? Quando é o tempo de existência da corrente?)
      2. Como o conceito de Diferença de Potencial (ddp, tensão ou voltagem) se aplica ao tema do trabalho? (Quais são os valores de tensão? Máximo, mínimo? Mortal, suportável?)
      3. Como o conceito de Resistência Elétrica se aplica ao tema do trabalho? (Os materiais são bons ou maus condutores? São isolantes? São condutores? Mudam de resistência dependendo da cicunstância? Valores em ohms)
    4. Preparar uma apresentação de 5min para ser feita no Data-show, com os 3 pontos mais importantes ou curiosos sobre o trabalho.

    Obs. A escolha dos temas pelos grupos e a data de entrega é agendada com o professor em sala.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Olá! Deixe sua dúvida ou comentário. Responderei assim que puder. Ou, algum colega pode responder sua dúvida por mim. Utilize esse espaço com respeito e ele será útil e agradável a todos!

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.