segunda-feira, 20 de outubro de 2014

2014 - 4ºBimestre - Avaliações Mensais (Semana que vem)

2014 2ºAno 4ºBimestre - Avaliação Mensal - Hidrostática 

Cada equipe formada de 4 a 5 alunos deverá desenvolver um experimento baseado no conceito / figura / exercício abaixo: 

  • Atividade 1 p.3 
  • Fig.1 p.5 (De acordo com Stevin, no mesmo líquido...) 
  • Leitura Complementar p.6 (Utilizar máquina de medir pressão e demonstrar) 
  • Fig.2 p.6 Vasos Comunicantes 
  • Fig.1 p.7 Vasos Comunicantes (Considerando o princípio de que o sistema...) 
  • Fig.2 p.7 Manômetro 
  • Fig.3 p.8 Princípio de Pascal (Assim: F1/A1 = F2/A2) 
  • Ex.19 p.13 
  • Figs. 2, 3 e 4 p.16 Princípio de Arquimedes (Submarino: vídeo do Manual do Mundo) 
  • Ex.18 p.22 Peso Aparente 

O experimento deve ser apresentado na data marcada pelo professor e, no momento da apresentação, deve ser entregue uma folha com um resumo do que foi apresentado sobre a experiência, material utilizado, procedimento e conceitos envolvidos. O cabeçalho deve ser completo e organizado. 



2014 3ºAno 4ºBimestre - Avaliação Mensal - Gravitação 

Cada equipe formada de 4 a 5 alunos deverá desenvolver uma apresentação baseada em um dos corpos celestes abaixo citados: 

  • Sol 
  • Mercúrio 
  • Vênus 
  • Marte 
  • Júpiter 
  • Saturno 
  • Urano 
  • Netuno 
  • Plutão 

grupo se apresentará em data determinada pelo professor e, no momento da apresentação, deve ser entregue uma folha com os conceitos que serão expostos sobre cada planeta, a saber: período orbital, período de rotação, velocidade orbital, velocidade de rotação, diâmetro, massa, densidade, gravidade superficial e velocidade de escape (fazer comparação com os dados da Terra)Deve também constar uma explicação de como se aplicam as Leis de Kepler e da Gravitação de Newton ao seu movimento e a gravidade que ele gera. O cabeçalho deve ser completo e organizado. 

3 comentários:

  1. professor, então a avaliação será em grupo?

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  2. Professor, meu grupo ficou com o experimento de Torricelli, que deve ser feito com água ao invés de mercúrio, porém ao fazer as pesquisas, descobri que o suposto tubo de ensaio deve ter 10 metros de altura para o experimento ser possível. Podemos, ao invés de fazer o experimento em sala, mostrar um vídeo que achei na Internet que mostra o experimento sendo realizado?

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  3. Sim, a avaliação é em grupo. Olá Marjorie, o experimento não precisa de uma coluna de 10m. Se vc pegar um copo de água e virar de ponta cabeça colocando-o numa tigela cheia de água, já fica notável o efeito da pressão do ar. Tente fazer... Encha um prato fundo de água e depois coloque uma moeda no fundo, coloque o copo transparente sobre a moeda e verá que o interior do copo ficará quase seco, isso acontece por causa da pressão do ar dentro do copo empurra a água para fora. Em vez de uma moeda, vc pode usar outro objeto pequeno. Qualquer dúvida, é só avisar...

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