quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Filmes em 6D?



Na Globo News está passando uma reportagem sobre uma "novidade" Filmes em 6D. Seriam 3 (!) dimensões espaciais, mais o movimento da cadeira, mais sensações táteis (como espirrar água) e cheiro.


Te dou "6 dimensões" do problema pra você não acreditar nessa bobagem:


Fora o sentido do olfato, eu fui num cinema destes em 1995 na Disney, então não é novidade alguma.


Tato e olfato não são dimensões (muito menos espaciais). São sentidos do organismo.


Os filmes não são em 3D, são em visão estéreo, pois são duas imagens 2D, vistas ao mesmo tempo, cada uma por um olho.


Se fosse 3D, cada pessoa no cinema veria o filme de uma perspectiva diferente. Por exemplo, alguém na ponta direita veria o número 3 em um dado enquanto alguém na esquerda veria o 4 (o que é impossível por enquanto, pois no cinema temos dezenas de pessoas assistindo e o filme foi filmado apenas com 2 lentes).


 E mais, ninguém consegue enxergar em 3D, pois assim como a câmera de 2 lentes, nós temos apenas 2 olhos nos quais as imagens são projetadas na tela chamada retina. Então, tudo o que vemos não passa da mesma ilusão que vemos no cinema chamado 3D.


Se pudéssemos ver o mundo em 3D, teríamos que ter um órgão de visão bem diferente, pois teríamos que ver todas as 6 faces de um dado ao mesmo tempo. Assim como podemos ver todo conteúdo de uma foto (2D) ao mesmo tempo.




E aí? Ficou confuso?


Este vídeo está em inglês, mas dá uma boa explicação sobre 2D, 3D e 4D!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe sua dúvida ou comentário. Responderei assim que puder. Ou, algum colega pode responder sua dúvida por mim. Utilize esse espaço com respeito e ele será útil e agradável a todos!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.